17 de mai. de 2008

Confissões de Yanni


A água tem estado em grande parte da minha vida. Cresci perto dela e passei muitos dias em contacto com ela quando eu era criança. Amo este lugar porque ele me lembra Kalamata, o lugar onde nasci. Se você nasce num lugar assim e não deixa esse lugar até seus dezoito anos, ele faz parte de você. É a sua casa.
Meu estúdio de gravação é um lugar espetacular, é uma obra de arte. Era um sonho meu possuí-lo. Tudo o que esse estúdio me permite fazer é fantástico. Levou um longo tempo para construí-lo, muita gente trabalhou nele. Foram anos para projetá-lo, construí-lo, mas agora, estarei trabalhando aqui pela próxima década ou mais.
Criar é, para mim, o mais poderoso ato deliberado que o ser humano pode praticar. A música, eu penso assim, é a mais poderosa e direta linguagem conhecida pelo homem. Ela pode comunicar através de outras línguas e, essencialmente, ultrapassa a lógica e vai diretamente à alma. A música pode comunicar tão delicadas e sutis emoções que são impossíveis de serem descritas usando palavras. Se eu fizer o meu trabalho corretamente,os ouvintes poderão experimentar o nível de emoções que eu senti enquanto estava escrevendo a música.
Fiquei isolado por um ano depois dos concertos no Taj-Mahal e na Cidade Proibida. Depois de encerrar a última turnê que teve, mais ou menos, 110 concertos, eu estava muito cansado, para dizer o mínimo. Então, a primeira coisa que fiz foi partir para a Grécia para ficar com meus pais até que eu me sentisse curado. Viajei muito, voltei a países onde havia estado com a turnê e desta vez, tive tempo para ficar e respirar o ar, comer e estar com as pessoas. Fui me preenchendo com essas experiências e eu precisava disso. Quando voltei, era tempo de gravar. Eu estava com as idéias explodindo. Vim com a mente aberta, não tinha idéia de como o álbum seria.
Trabalho em uma canção por vez e fico completamente consumido por ela. Primeiro, tenho que saber qual será a emoção, como a música se parecerá. Depois, penso nos instrumentos, no ritmo, na velocidade, na melodia, em tudo. Comecei a trabalhar nesse álbum há um ano e ele é diferente. Ele não tem uma única direção. Aprendi muito em todos esses anos de trabalho. Este é diferente do Acrópolis e do Tribute que são álbuns ao vivo. Espero que as pessoas gostem. Eu, certamente, tive muito prazer ao fazê-lo. Aprendi muito durante esses anos. Foi, realmente, uma época difícil. Havia muito a aprender e também compreender: como está minha carreira, qual é o significado de tudo isto, o que eu estive fazendo durante os últimos 15 anos, por que eu trabalho tanto e, essencialmente, qual é o significado de tudo isso.
Sinto que agora estou colocando as coisas em boas perspectivas. Assim, eu estou livre, estou feliz e espero que continue assim porque vou escreve muitas músicas.


Yanni's studio



YANNI EXPLICA O PROCESSO CRIATIVO EM SUA MÚSICA

Criar é, para mim, o mais poderoso ato deliberado que um ser humano pode realizar. É uma das mais importantes razões para existir. Criar me completa. A música pode comunicar tão delicadas e sutis emoções que são quase impossíveis de serem descritas com palavras e então, isso me proporciona uma enorme capacidade de falar com as pessoas e, se eu fizer o meu trabalho corretamente, o ouvinte experimentará o mesmo nível de emoção que eu senti enquanto compunha, sentirá como eu me senti enquanto criava. Quando alguém ouvir a música, sentirá o mesmo.
Para eu poder criar, preciso parar as interferências da sociedade, parar esse bombardeio, todas as informações que vêm dos chamados telefônicos, ou é aniversário de alguém, ou o Natal vem chegando, ou é seu próprio aniversário, ou você tem que pagar a conta do telefone, da eletricidade, o seguro, ou então o carro quebrou...Tudo isso tem que sair da mente, não pode existir. Não é fácil fazer isso. Aprendi a fazer isso ao longo dos anos e quando você consegue parar esse impacto, você tem um diálogo particular e pode ir para um lugar onde a criatividade não tem limite e você consegue compor tantas músicas quanto quiser. Posso fechar meus olhos e ouvir composições inteiras, uma após outra, não tem fim. A única exigência é que você não julgue, você não deve ter uma opinião, não dizer que esta é uma boa música, esta tem mais ritmo, esta é mais rápida, esta é lenta, esta não é boa, porque, quando se faz isso, você está do lado de fora, olhando para dentro e não conseguirá mais criar. Eu penso assim. É algo mágico.

YANNI EXPLICA OS ACONTECIMENTOS QUE O LEVARAM A FAZER O NOVO ÁLBUM
Depois que eu terminei a última turnê, que teve, mais ou menos, 110 concertos, eu estava muito cansado, para dizer o mínimo. Cansado nem é a palavra correta, eu estava exausto e me sentindo num lugar ruim, muito difícil. Tinha tudo o que queria, mas não estava feliz. Eu não me sentia bem.
Então, a primeira coisa que fiz foi ir para a Grécia, ficar com meus pais até que me sentisse curado. Numa manhã, eu acordei, olhei o sol nascendo e me senti feliz. Então eu percebi que estava curado. Comecei então a pensar no que eu gostaria de fazer. Viajei por alguns meses depois disso.
Quando cheguei aqui, era hora de gravar. Eu estava com as idéias explodindo e havia esquecido como é lindo o que se sente quando se cria, quando você faz algo partindo do nada e é bem sucedido. E a felicidade que sinto a partir disso me completa. Tinha me esquecido o quanto isso é importante para mim.

YANNI DISCUTE POR QUE ESCOLHEU A FLÓRIDA PARA SUA NOVA CASA


A água faz parte da minha vida. Cresci muito perto dela. Passei a maior parte dos meus dias nela quando eu era criança. Apenas olhar o mar aberto onde meus olhos focalizam o infinito é uma parte de mim que me fez muita falta quando deixei a Grécia. Senti falta disso e foi muito difícil. Quando volto para casa e vejo este lugar novamente, digo: isso é o que minha alma precisa, é isso que eu amo. Eu amo este lugar porque ele me lembra Kalamata, o lugar onde nasci. É a mesma temperatura, bem perto do oceano e se você nasceu num lugar assim e não deixou esse lugar por 18 anos, é sua casa, você não quer abandonar. Então, quando eu viajo, vou a uma cidade grande e deixo o mar, logo volto direto para junto da água, eu a amo. Agora, divido o meu tempo entre aqui e a Grécia. Essencialmente, eu permaneci um garoto de cidade pequena. Eu gosto da simplicidade. Não gosto de barulho ao meu redor.

YANNI DESCREVE SEU NOVO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO

Este lugar é espetacular, uma obra de arte em estúdio de gravação, que era um sonho meu possuir. Eu nunca tive tantas maravilhosas facilidades assim antes, mas, tenha em mente, é só tecnologia. O que é especial aqui é a atmosfera, o “design” acústico primeiramente, a que nós demos atenção especial, mas a atmosfera é importante. Tudo está do jeito que eu gosto de olhar quando trabalho. É um lugar agradável de se ficar.
Mas a música não vem daqui, a música vem da minha mente, no entanto, as ferramentas são maravilhosas. O que este estúdio me permite fazer é fantástico. Levou um longo tempo para ser construído. Muita gente trabalhou aqui. Foram vários anos para projetar, construir e agora, estarei trabalhando aqui pela próxima década ou mais.

YANNI DESCREVE A GRAVAÇÃO DE “IF I COULD TELL YOU


Cheguei aqui com a mente aberta, não tinha idéia de como seria o novo álbum. Eu nem sabia se havia um novo álbum dentro de mim. Em todos os álbuns (e são 12 ou 13), eu sempre fico com um pouco de medo e sempre cético. Não tenho certeza de como o álbum será, que idéias surgirão ou mesmo se terei novas idéias. Eu apenas vou me questionando. Logo depois que começo a trabalhar, no primeiro dia, imagino por que fiquei me questionando. Eu trabalho em uma música por vez e fico completamente consumido por ela. Primeiro coloco a emoção, como a música deverá parecer. Depois, defino quais instrumentos usarei, qual será o ritmo, qual velocidade, que sons, que melodia, tudo. No começo, é só pura emoção. Sei o que eu sinto. Depois, a escolha é mais fácil, vou escolhendo sons, melodias, ritmos que descrevam aquela emoção.

YANNI FALA SOBRE A APRESENTAÇÃO NO TAJ-MAHAL

O local do concerto foi construído em 6 meses. Ele não existia. Só havia um rio e, mais atrás, uma praia. Tivemos que transformar tudo num lugar para 10 ou 15 mil pessoas. Colocamos carpete em toda a área de palco. Construímos duas pontes sobre o rio para as pessoas poderem atravessar. Ficou uma pequena cidade. O Taj-Mahal nunca tinha sido iluminado à noite. Acendemos 100 milhões de lâmpadas. Todo o local ficou tão iluminado que parecia luz do dia. Então, os pássaros começaram a voar sobre nossas cabeças e eram pássaros grandes. Foi muito divertido.

YANNI REFLETE SOBRE A APRESENTAÇÃO NA CIDADE PROIBIDA

Uma coisa realmente me surpreendeu sobre a platéia chinesa: tinham me dito que eles eram frios, que aplaudiam, mas não se levantavam da cadeira. Eu não esperava muito deles, mas eu não os conhecia pessoalmente.Isto estava muito longe da verdade. O povo é caloroso, eles amam a música. Eles se expressam bastante. Fizeram mais barulho que muitas platéias americanas ou outras.
Quanto ao governo, não houve problemas. Eles não modificaram nada do que eu queria dizer ou fazer no concerto. Permitiram que eu me apresentasse, talvez 400 anos depois, 4 dias antes do aniversário do local. Eles foram tolerantes e receptivos comigo porque fui receptivo com eles. Permitiram que eu apresentasse o concerto e dissesse as mesmas coisas que em qualquer outra parte do mundo. A China é um país imenso. São muitas pessoas e muitos ainda não têm direito à educação. Há cidades extremamente desenvolvidas como Pequim, Shangai, mas há lugares em que o povo vive como há muito tempo. Existem muitos e grandes problemas e é difícil mover toda a nação numa única direção. Eu simpatizei muito com eles.

YANNI FALA SOBRE SEU NOVO SITE


Acho que um “website” é uma ferramenta poderosa. É o futuro. Além de divulgar minha música, é uma ferramenta poderosa para alcançar muitos lugares do planeta, porque, agora, as pessoas podem se comunicar diretamente umas com as outras. Assim, portanto, é bom para mim, posso mostrar minha música a pessoas que nunca estariam expostas a ela, ou nunca teriam acesso a ela. Sempre desejei isso.
Acho que o fato de que qualquer um pode falar com outros nesse minuto ou na próxima década, mudará o modo como pensamos uns sobre os outros. Acho que isso aproximará as pessoas e se tornará mais difícil para líderes de nossa sociedade empregar atividades perigosas, clandestinas e outras. Acho que isso irá formar um novo planeta.

YANNI DESCREVE SEUS FÃS

Meu público tem sido notável. Mesmo as pessoas que encontro nas ruas são respeitosas. As cartas que recebo de meus fãs, algumas vezes, me levam às lágrimas e não é exagero. Eles me contam muitas histórias. As cartas não falam muito do amor à música. A música não é o centro delas, aparece como complemento. As cartas falam de sentimentos. Uma delas começa dizendo que essa pessoa nunca tinha escrito esse tipo de carta antes, mas achava que deveria me dizer algumas coisas. Ela conta a história de como minha música se relaciona com sua vida, como ela ajuda a superar esta ou aquela situação. Por exemplo, pessoas que fazem quimioterapia relatam como a música as ajudou a superar isso. A música tem sido usada por muitas razões, por exemplo, para falar de amor à esposa, ao pai, etc. Eu nunca tinha tido a idéia de que eu estava afetando as pessoas dessa maneira. Isso é bom.
Uma mulher grávida escreveu-me dizendo que colocava minha música para seu bebê. Às vezes, tocam minha música quando o bebê nasce, ou durante funerais e casamentos. Para um artista, ter esse tipo de ligação com seres humanos, saber que sua arte pode ser usada nos mais importantes períodos de suas vidas é gratificante.

IF I COULD TELL YOU” NAS PALAVRAS DE YANNI

Espero que as pessoas gostem deste novo álbum como eu gostei de fazê-lo. Tive muito prazer nisso. Levou um ano para prepará-lo e eu o sinto muito consistente, muito agradável. Acho que estará muito presente em suas vidas. Ele não exige muita ou profunda atenção, mas acho que ele é muito forte. Apenas espero que as pessoas gostem.

Fonte do Texto e Imagens : Sonia Chinaglia

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16 de mai. de 2008

Spirit: O Corcel Indomável

Spirit , O Corcel Indomável , O Rei Leão , A Pequena Sereia e Atlântida - O Reino Perdido , são meus filmes de animação preferidos. Apesar de antigo (2002) talvez alguém ainda não tenha visto Spirit . Para quem gosta do gênero recomendo, pois o filme tem uma bonita estória com muitas aventuras , imagens belíssimas e excelente trilha sonora.

Spirit: O Corcel Indomável
(Spirit: Stallion of the Cimarron, 2002)
Origem: Estados Unidos
Duração: 83 minutos
Tipo: Longa
Trailer:
clique aqui

Sinopse: Spirit é um cavalo que resiste ser domado pelo homem durante o século XVII, no velho oeste americano. Ele vê, junto com seu amigo índio Lakota e a égua Chuva, as tranformações que a colonização do homem influencia no seu cotidiano.
Indicado ao Oscar de Melhor Animação (2002)


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15 de mai. de 2008

Angelina Jolie e Brad Pitt no Festival de Cannes



Angelina Jolie e Brad Pitt passaram pelo tapete vermelho do 61º Festival de Cannes para conferir a exibição do filme Kung Fu Panda , no qual Jolie dubla um dos personagens . Angelina , grávida de gêmeos , é a perfeita personificação da Grande Mãe. Ela tem com Brad Pitt três filhos adotivos e uma filha natural . Agora esperam gêmeos . Linda em todos os aspectos , Jolie é uma cidadã do mundo . Em uma de suas viagens à Africa deparou-se com um menino que devido a uma doença mental, vivia acorrentado. Ela abraçou o menino que imediatamente conseguiu ficar calmo . Angelina , cujo nome significa " pequeno anjo ", tem realizado um belo trabalho na África .
Salve, salve Angelina!
Clique AQUI e assista a trailers inéditos dos filmes que concorrem à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

13 de mai. de 2008

O Feminino e Seus Arquétipos



Arquétipos são fontes derradeiras daqueles padrões emocionais de nossos pensamentos, sentimentos, instintos e comportamentos. No caso, arquétipo feminino é tudo o que pensamos com criatividade, inspiração, tudo o que acalentamos, amamentamos, gostamos, todas as fusões e impulsos de absorver, reproduzir, tudo o que nos impele à união e a proximidade humana. É lua, água, ciclo. É receber, acolher, enfeitar, proteger, é lutar pelo bem dos amados, é ser onça, leoa, maternal. E, assim como não somos apenas o signo do Sol no nosso mapa, mas sim a conjunção de todos os signos e planetas, também não somos apenas um dos aspectos apresentados e sim todos os arquétipos, já que somos influenciados por eles no decorrer de um mesmo dia e na própria vida.

A abordagem mitológica ajuda na compreensão do ser humano e em seu posicionamento no mundo que o cerca. O mito serve como elemento de orientação. Assim como os pais ensinam aos filhos como é a vida, relatando-lhes as experiências vividas, os mitos também fazem a mesma coisa, porém num sentido mais amplo, delineando padrões para a caminhada existencial, com o recurso da imagem e fantasia. Jung vê o mito “como uma verdade profunda de nossa mente”.
Temos, como representação dos padrões arquetípicos femininos, sete exemplos retirados da Mitologia Grega que, de acordo com Jean Shinoda Bolen, psiquiatra junguiana, são a projeção dos arquétipos femininos.



Sua divisão se dá em:

1. Invulneráveis – as três grandes deusas virgens: Ártemis, Atená e Héstia, as quais nunca se deixaram dominar por seus pares masculinos .
2. Vulneráveis - três deusas: Hera, Deméter-Coré ou Deméter-Perséfone, que foram violentadas, raptadas ou humilhadas por seus consortes.
3. Afrodite fecha os arquétipos e representa uma deusa alquímica. Por estar sujeita a transmutações, tanto é a inspiradora dos amores comuns (Afrodite Pandêmia) como também o é do amor incondicional (Afrodite Celeste ou Urânia).

As Sete Deusas Gregas


1- ARTÊMIS / DIANA
Ártemis (Lua): é a mulher atlética, que aprecia a vida ao ar livre e os animais. Ama a natureza e dedica-se á proteção do meio ambiente. Respeitada, sabe viver só e sente-se bem assim. Pode ser vingativa e cruel, se ultrapassarem o limite imposto por ela mesma no seus encontros . Irmã gêmea de Apolo, deus do Sol. Sua mãe, Leto, era uma divindade da natureza, filha de Titãs. Seu pai era Zeus, deus líder do Olimpo.
· Deusa do parto.
· Pedido ao pai: arco e flechas, uma quadrilha de cães de caça, ninfas para acompanhá-la, uma túnica curta para correr, montanhas e selvas como seus lugares especiais e a castidade eterna. Seu pai lhe concedeu tudo e mais o privilegio de fazer suas próprias escolhas.
· Deusa da caça e da Lua – personifica o espírito feminino independente. Podia objetivar qualquer alvo e sempre acerta-lo.
· Capacidade de concentração e direcionamento possibilitam-na atingir qualquer meta.
· Como deusa virgem, era imune de se apaixonar e representa um sentido de integridade, uma atitude de cuidar de si mesma. Esse arquétipo possibilita a mulher sentir-se completa sem um homem.
· Representa as qualidades do movimento feminista: empreendimentos e competência, independência dos homens e das suas opiniões, e preocupação pelos atormentados, pelas mulheres fracas e pelos jovens. Irmandade entre as mulheres.
· Afinidade com a selva e a natureza não doméstica, responsável pela identificação que algumas mulheres experimentam entre si mesmas e a natureza, quando saem com mochilas pelas montanhas, adormecem no luar, caminham numa praia deserta etc.
a) Trabalho: Empenha-se no trabalho que tem valor subjetivo para ela. È estimulada pela competição e não se amedronta com oposição. Os interesses perseguidos por ela não têm valor comercial e não conduzem a uma carreira. Algumas vezes, o interesse é tão pessoal ou fora do comum, tão absorvente quanto ao tempo, que a falta de sucesso no mundo ou a falta de relacionamentos são garantidos.
b) Homens: Fraternal.
· Como sua irmã, Apolo é andrógino. O casal Ártemis-Apolo é o modelo mais comum de relacionamentos da mulher-Artemis. Pode resultar num casamento assexuado, amigável. Valoriza a independência que cada parceiro permite ao outro.
· O 2º padrão comum é o de envolvimento com homens que as sustentam. Tal homem é uma pessoa com a qual ela se sente à vontade. Se for incompatível pode lembrar os conflitos pai-filha: o marido não aprova suas atitudes, é rebelde etc.
·O 3º tipo de homem atraído pela pureza de Ártemis, sua virgindade e identificação com a natureza primitiva, é o tipo Hipólito, um jovem atraente, que se dedicou a deusa Ártemis e ao celibato. Tais homens que parecem ser tão puros, ficam ofendidos pela sexualidade pura e simples. Eles podem estar na fase final da adolescência ou no começo da fase adulta e ser castos.
c) Filhos: Estar grávida ou amamentando não é motivo de realização para a mulher- Ártemis. Não sente atração para ser mãe, no entanto gosta de crianças. Quando mães, encorajam a independência, ensinam seus filhos a se defenderem sozinhos e pode ser cruel na defesa deles. Não olham para trás com saudades da época que eram bebes, olham para frente, quando seus filhos serão independentes.


2 - ATENAS /MINERVA
Atená – (Palas): mulher extremamente profissional e prática, busca realizar-se numa carreira onde possa mostrar sua sabedoria. Equilíbrio, cultura e educação. Não briga à toda, envolvendo-se em causas justas, às quais defende com argumentos irrefutáveis, o que lhe concede quase sempre o merecimento da vitória.
· Filha do pai: Saltou da cabeça de Zeus, usando uma lança aguda numa das mãos, emitindo um grito de guerra.
· Protetora, conselheira e patrona de homens heróicos, tomou o partido da patriarquia.
· Como deusa da sabedoria, era cohecida por suas vitórias e soluções práticas. Como arquétipo, é seguida por mulheres de mente lógica, governadas pela razão.
· Quando a mulher reconhece o modo intenso com que sua mente trabalha, como uma qualidade feminina, ela pode desenvolver uma auto-imagem positiva, ao invés de se amedrontar de estar masculinizada.
· Como deusa virgem, é como Ártemis, motivada por suas próprias prioridades. Difere desta no sentido que procura a companhia dos homens, precisa estar no meio da ação e do poder masculino.
· Personifica o “adulto sensível” com sua conformidade aos padrões adultos tradicionais e a falta de romantismo ou idealismo.
· É estrategista e eficaz para a guerra e outros assuntos políticos
· Como deusa das artes faz coisas que eram ao mesmo tempo úteis e esteticamente agradáveis.
· Enquanto arquétipo de “filha do pai”, representa a mulher que tende aos homens poderosos, que têm autoridade e poder (homem patrão). Muitas secretárias têm esse tipo.
· Vive o” justo meio termo”, nunca os excessos.
· Estar encouraçada é seu traço. As defesas intelectuais conservam tal mulher longe do sofrimento. NO meio da agitação emocional, permanece impermeável, enquanto observa, qualifica e analisa o que esta acontecendo.
· Mulher Atenas: Prática, desconfiada, desinibida, segura. Tipicamente tem boa saúde, não tem conflitos mentais e é fisic amente ativa. Usa roupas práticas, duráveis e sem influência da moda.
a)Trabalho: trabalha em direção a um fim, aceita a realidade e se adapta. No lar, se sobressai nas artes domésticas, usando sua mente prática e olho estético para dirigir uma ordem doméstica eficiente.
b) Relação c/ mulheres: Distante ou evitada. Têm falta de amigas. Competitiva.
c) Relação c/ homens: Atrai-se por homens bem sucedidos, e não tem paciência com pessoas sonhadoras. Para ela, adjetivos como neurótico, bom coração e sensível, descrevem os perdedores. Só os heróis tem vez. Gosta dos homens como amigos ou mentores .
d) filhos: Como mãe, não vê a hora de seus filhos chagarem a maturidade para fazerem projetos juntos, e mostrar-lhes a vida. Adora filhos competitivos, extrovertidos e intelectualmente curiosos.
3 - HÉSTIA / VÉSTIA
· Recusou-se a casar, permanecendo virgem para sempre. Então Zeus, lhe concedeu um privilégio, ao invés de um presente de casamento: ela tem seu lugar no centro da casa para receber o melhor em ofertas.
· Proporciona a mulher sentimento de integridade e inteireza. Se concentra em sua experiência interior subjetiva. Fica absorvida quando medita.
· Seu modo de aprender, é olhando-se interiormente, e sentir-se intuitivamente.
· Deusa da lareira: arquétipo ativo nas mulheres que acham que cuidar do lar equivale à meditação. Este arquétipo de desenvolve em comunidades religiosas.
· Arquétipo da mulher sábia que tudo passou e viu, portanto experiente.
a)Trabalho: falta-lhe ambição e ímpeto, não valoriza o poder. Destacam-se em profissões em que se requer calma e paciência.
b)Mulheres: tem poucos amigos e não se interessa por conversa fiada, política ou intelectual. Seu dom é ouvir com o coração compassivo, permanecendo centrada no meio de qualquer perturbação que uma amiga lhe traga, proporcionando um lugar caloroso ao lado de “sua lareira”.
c)Homens: sexo não é muito importante. Sexo é como vir para casa ou um santuário. Adapta-se a forma tradicional do casamento. É fiel, embora não exija fidelidade. Pode aparentar dependência, porém mantém sua autonomia interior, uma em si mesma. Não precisa de um homem para sentir-se emocionalmente completa. Ela prefere cuidar do lar, aprecia a autonomia
de decidir como será sua casa e gosta do amparo econômico que lhe permite tempo para sua dedicação.
d)Filhos: Pode ser um pouco desligada como mãe, quando se volta para o interior, e seu amor pode ser uma sombra por demais impessoal e não demonstrado. Mas usualmente dá aos filhos amor e atenção. Permite aos filhos que sejam eles próprios pois não tem ambições para eles.
Seus filhos não precisam se rebelar.

4 - HERA / JUNO
Hera – (Juno): mulher ligada ao poder. São as líderes políticas, governantes, regentes. Por outro lado, são apegadas á tradição, não abrindo mão de um casamento convencional, com moralidade, fidelidade e companheirismo, sendo boas esposas e “imperatrizes” em suas casas.
· Irmã e esposa de Zeus. Ciumenta, sua raiva dirigia-se à “outra” e nunca à Zeus. Outras essas que haviam sido estupradas e enganadas.Hera vingava-se nelas em seus filhos ou nos espectadores.
· Representa os três estados na vida da mulher: virgindade, casamento, separação e viuvez.
· Representa o desejo ardente de ser esposa. È capaz de se estabelecer numa relação, ser leal, fiel, suportando dificuldades com o companheiro.
· Casamento aqui tem três aspectos: a satisfação de uma necessidade interior,
reconhecimento exterior entre marido e esposa e luta pela totalidade através do “matrimônio sagrado”.
· Reage a perda com raiva e não com depressão.
a)Trabalho: aspecto secundário em sua visa, porém pode ser boa e alcançar êxito aí. Contudo, se não for casada, se sentirá fracassada.
b) Mulheres: Quando está só, mantém relações sociais, mas casada se afasta das amigas. Suas amizades não são aprofundadas.
c)Homens: atraída por homens de sucesso. Supõe que sexualidade e casamento vêm juntos. Depende do marido para despertá-la sexualmente. A idéia de sexo submisso provavelmente surgiu com ela. O dia de seu casamento é o mais significativo de sua vida, na qual não existe a palavra divórcio.
d)Filhos: São parte de sua função como esposa. Não é muito maternal, a menos que Deméter apareça. Pode chegar a usar os filhos para manter o marido.



5 - DEMÉTER / CERES
Deméter - é a mulher-mãe. Gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças. Geradora não só da vida mas também de sentimentos, emoções, experiências. É a que protege, acolhe e alimenta, é a que se apresenta com reservas aparentemente inesgotáv eis de energia. A que cuida de tudo o que é pequeno, carente e sem defesa.
· Deusa do cereal, nutridora e mãe.
· 4ª esposa real de Zeus, também seu irmão, com quem teve uma única filha: Perséfone.
· O rapto de Perséfone: Ela estava colhendo flores quando foi atraída por uma flor. Ao estender a mão para pegá-la, o solo abriu-se emergindo das profundezas da terra, Hades em sua carruagem de ouro puxada por cavalos pretos. Ele apoderou-se dela e sumiu. Deméter ouviu os gritos e procurou-a por 9 dias e 9 noites, sem nunca comer, beber nem dormir. Ela retirou-se do Olimpo indignada. Assim, nada podia nascer. Então Zeus implorou a Deméter que voltasse. Ela recusou-se e disse só mudar de opinião se Perséfone voltasse. Zeus trouxe a deprimida Perséfone de volta, mas antes Hades lhe deu algumas sementes de romã, que ela comeu. Correram, mâe e filha e se abraçaram, então Deméter pergunta se ela havia comido algo no mundo das trevas. Em caso negativo, ela seria completamente devolvida à mãe. Mas por haver comido, passaria dois terços do ano com a mãe e o restante com Hades.
· Arquétipo da mãe, fornecedora de alimentos materiais e espirituais. Motiva as mulheres a nutrirem os outros, serem generosas no dar. Representa o instinto materno, o desejo de estar grávida e de ter filhos , ou ainda ser mãe adotiva , babá ou algo no qual possa expressar o amor maternal. Como mãe angustiada, vive em depressão.
a)Trabalho: Profissões educativas ou de assistência, inclinadas a empregos “femininos”.
b) Mulheres: Qualquer inveja ou ciúme será em relação aos filhos. Sendo estéril, sente-se amargurada pela gravidez de outra. Ressente-se com as feministas por desvalorizarem o papel da maternidade; querem ser mães tempo integral e agora sentem-se pressionadas a trabalhar fora do lar. Têm muitas amigas com as quais trocam apoio emocional.
c)Homens: Atrai homens que se afinam com mulheres maternais. Não escolhe, é escolhida, e pode permanecer com um homem por piedade . Tem muita expectativa sobre os homens, mas freqüentemente os vê como “eternos meninos”. Sua sexualidade não é muito importante. É ardente, afetuosa e feminina, mas prefere carinho a sexo . Algumas são puritanas . Gostam de amamentar.
d)Filhos: São mães extremamente dedicadas ou terríveis. Só têm consciência de suas intenções positivas, não dos elementos negativos, que, pôr vezes, envenenam seu relacionamento com os filhos. Quando é “deixada pelo filho”, sente que seu senso de significado foi raptado, pois seu filho era como uma extensão de si mesma, compartilhando os mesmos valores. Vive deprimida e zangada se pára de atuar como mãe. Algumas temem o abandono desde que a criança nasce, e assim, limitam a independência e o relacionamento com os outros. Pode ser do tipo que nunca diz não ao filho, não estabelecendo limites.

6- PERSÉFANE O/ CORÉ
Perséfone: mulher atraída pelo mundo espiritual, pelo que está oculto. Modesta e discreta, mostra-se misteriosa e mística, reservada e inquietante. Vive dividida entre o mundo real e o desconhecido.
· Enquanto personalidade, predispõe a mulher a não agir, e sim, a ser conduzida pelos outros, a ser complacente na ação e passiva na atitude.
· Coré significa “jovem anônima”, representando a jovem que não sabe quem é e está inconsciente de seus desejos e força. Sua atitude é de eterna adolescente indecisa.
· Como arquétipo de “filha da mãe”, acredita que a mãe sabe melhor qualquer coisa, quer agradar a mãe, sendo obediente.
· Como arquétipo da “mulher-criança” (antes do rapto), vive inconsciente de sua sexualidade e beleza, permanecendo assim, em geral, pelo resto da vida.
· O aspecto de rainha do mundo inconsciente e guia do mesmo, desenvolve um resultado de experiência e crescimento. Simbolicamente, pode representar camadas mais profundas da psique. E neste caso, representa a habilidade de movimentar-se de um lado para outro, entre a realidade do mundo” real” baseada no ego e o inconsciente ou realidade arquetípica da psiquê. Quando este arquétipo está ativo, é possível para a mulher integrar os dois aspectos em sua personalidade.
· As mulheres Perséfone, podem permanecer receptivas à mudança e jovens de espírito durante toda a vida.
a)Trabalho: Inclina-se a ter vários empregos, ao invés de uma profissão, e tende para onde a família e os amigos estão. Se sobressai em empregos que não requerem iniciativa ou persistência. Gosta quando tem um patrão a quem agradar. Embora o trabalho não seja importante, pode tornar-se diferente com o aspecto rainha do mundo inconsciente. Então vai entrar num campo criativo, psicológico ou espiritual.
b) Mulheres: Sente-se bem com jovens como ela, e habitualmente experimenta novas situações em companhia de pessoas jovens . Se for tratada como frágil durante a vida, assumirá esse papel. Sua amiga mais íntima, geralmente, tem forte personalidade. Perséfone evoca respostas maternais em suas relações com as mulheres.
c)Homens: Três tipos são atraídos pôr ela: os tão jovens e inexperientes como ela; os malandros atraídos pôr sua inocência e homens que não se sentem confortáveis com mulheres amadurecidas. A relação com um homem pode ser o meio que a faz separar-se da mãe dominadora. A mulher na fase Perséfone jovem, é como Bela Adormecida ou Branca de Neve, inconsciente de sua sexualidade, espera o príncipe vir acordá-la. E então, se descobrem mulheres apaixonadas e orgásmicas, um efeito positivo em sua auto-estima, pois antes sentia-se uma garota disfarçada de mulher. Por natureza, se submetem a opiniões de pessoas de personalidade forte. Não são competitivas e nem atrevidas.
d)Filhos: Não se sente autêntica como mãe, sendo insegura ( precisa Ter Deméter ativada para sentir-se mãe). Pode alimentar a imaginação de seus filhos e capacidade de brincar, compartilhando esses aspectos de si mesma com eles. Se ela cresceu além de Coiré-Perséfone, pode criá-los com vistas a valorizar a vida interior como fonte de criatividade.


7 - AFRODITE / VÊNUS
Afrodite – (Vênus): é a mulher que se deixa levar pelo amor. Feminina, atraente, pode vir a usar o amor como arma mortal, satisfazendo seus desejos. Sensual, sensível e refinada, está voltada principalmente para os relacionamentos humanos, para a beleza e inspiração nas artes.
· A mais bela das deusas.
· Seu arquétipo governa o prazer do amor e da beleza, da sexualidade e da sensualidade das mulheres.
· Afrodite impele as mulheres a preencherem funções criativas e procriativas, toda mulher apaixonada está embebida deste arquétipo. Tem natureza alquímica, podendo transformar-se , passando de regente do amor comum, carnal ( Afrodite Pandêmia ) ao amor espiritual ( Afrodite Celestial ) .
· É mais reconhecida pela sua atratividade . Seu arquétipo cria um carisma pessoal, um magnetismo.
a)Trabalho: Deve envolvê-la emocionalmente e gosta de variedade e intensidade. Somente quando está totalmente ocupada criativamente é que age bem. Assim, é provável ser encontrada na arte, música, escrita, dança, ou terapeuta, professora. Faz o que gosta, não o que dá dinheiro
b) Mulheres: Estimula ciúme e medo de perda em muitas mulheres que vêem seus maridos reagindo a elas com crescente animação. Afrodite se abala com tais cenas de ciúmes, pois ela não é possessiva nem ciumenta.
c)Homens: Tendem para homens que não são bons para elas, geralmente criativos, complicados, mal humorados ou emotivos. Tais homens não objetivam postos elevados ou autoridade, e não querem chefiar assuntos domésticos ou serem maridos ou pais.
d)Filhos: Gostam de crianças, o que é recíproco. E consegue um nível de comunicação profundo com a criança, através de seu olhar não julgador e compreensivo. Inspira os filhos com seu entusiasmo. Seus filhos
geralmente têm sucesso. Elas sabem cativar os filhos.

12 de mai. de 2008

Sou Sua...

Sou sua
ontem , hoje e sempre
Além do tempo e espaço
Pois o ontem fez-se hoje e o amanhã eu mesmo traço
Para isso Deus me deu régua e compasso.
Sou Sua de corpo , alma e espírito
Com a pureza de uma criança
A ternura e o amor de uma mulher
A sabedoria de uma deusa
A tristeza de um dia cinzento
A alegria de um raio de sol

Sou sua
Sem posses, sem poderes, sem temores
Com emoções, alegrias, mil sabores
E assim ... suavemente ...
sinto a alegria e o prazer de ser
Sua...

(thania/1999)

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