9 de jan. de 2009

História em Quadrões - As Pinturas de Maurício de Sousa


Após uma visita ao MASP Maurício de Sousa ficou inspirado e passou a pesquisar pinturas de artistas famosos criando paródias de obras conhecidas, como a Mona Lisa , O Quarto de Van Gogh, A Criação de Adão , Rosa e Azul e muitos outros. Ele passou catorze anos pesquisando e o trabalho foi iniciado em 2002 com a publicação do livro " História em Quadrões ". Os quadros foram expostos em vários lugares .

“Procurei verificar detalhes das pinturas, como a utilização das tintas, o jeito das pinceladas, a iluminação, tudo com muito cuidado”, diz Maurício de Sousa, lembrando que a brincadeira foi levada a sério, e, hoje, todos os quadros, inspirados nos originais, são pintados em acrílica. “Espero, com esse trabalho , que o nosso público, principalmente as crianças, aproximem-se da história dos grandes mestres da pintura, conhecendo suas vidas, suas obras e tendo o seu momento lúdico com as nossas releituras”, concluiu o criador da Turma da Mônica.


( clique nas imagens para ampliar )

Mônica Lisa


Pteranodontes Sobre Campo de Trigo


Meninas do Limoeiro Dançando

Primeiros Passos da Moniquinha
Meninas no Mercado
De Manhã: Casal de Caipiras a Caminho da Roça

Magali e Mônica de Rosa e Azul

O Quarto do Chico Bento

Mônica de Sombrinha



A Criação do Cebolinha

Chico Lavrador de Café


Fonte das imagens : História em Quadrões


6 de jan. de 2009

Rosa e Azul - As Meninas de Renoir

O quadro "As Meninas Cahen d'Anvers" (conhecido como "Rosa e Azul"), pintado por Renoir em 1881 foi encomendado pelo banqueiro Louis Raphael Cahen d'Anvers, pai das meninas que aparecem no quadro - Alice e Elisabeth Cahen d'Anvers. A família do banqueiro não gostou do resultado e o quadro ficou esquecido, escondido em um lugar qualquer obscuro da casa e só muitos anos depois foi redescoberto. A obra pertence ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde que foi adquirida por Assis Chateaubriand (fundador do Museu). Este quadro tem sido fonte de muita inspiração para o público e para outros pintores. O pintor Washington Maguetas e o quadrinista Maurício de Souza já fizeram suas interpretações artísticas desta grande obra (ver imagens abaixo).

"Renoir, pintando Rosa e Azul, mostra na vibração da superfície e das cores vivas que compõem os vestidos das meninas toda a vivacidade e a graça instintivamente feminina que se esconde atrás da convenção da pose, todo o frescor e a candura da infância. As meninas quase se materializam diante de observador, a de azul com o seu ar vaidoso e a de rosa com um certo enfado, quase beirando as lágrimas." (Texto junto ao quadro - MASP)

*
O Quadro Rosa E Azul Do Pintor Renoir
O quadro chamado Rosa e Azul do pintor Renoir...
Me deixa avoada e totalmente no ar!
Por causa da sua beleza...
Repleta de nobreza!
Este quadro feito com a técnica de óleo sobre tela...
Mexe com a minha alma inocente de donzela!
Este quadro tem duas meninas...
Vestidas de bailarinas!
Uma menina tem cabelos dourados,
Que encanta os espíritos apaixonados!
A outra menina é morena...
E linda como a açucena!
A loira tem uma faixa azul na cintura,
Que combina com o seu olhar de ternura!
A morena tem uma faixa rosa,
Delicada e formosa!
A loira tem um olhar que é um misto de malícia com ternura...
Mas, que transmite uma profunda doçura!
A morena tem um olhar de medo e insegurança...
Mas, com certeza é um olhar de criança!
Vendo estas duas meninas vejo a minha própria alma...
Dividida em duas, nesta tela que me acalma!
A loira é a parte cheia de alegria,
Malícia, ironia e fantasia!
A morena é a parte cheia de insegurança,
Medo, juízo e traumas de infância!
Mas, mesmo assim ela não deixa de ser formosa...
E singela como uma frágil rosa!
O quadro chamado Rosa e Azul do pintor Renoir...
Me deixa avoada e totalmente no ar!
Sou uma mulher com alma de donzela...
Admirando esta singela tela.
Luciana do Rocio Mallon
***
Análise da Obra por Percival Tirapeli
( professor de Estética e História da Arte da UNESP)

Além de ser uma obra-prima, Rosa e Azul sintetiza algumas das preferências de Renoir. O nome remete às tonalidades que estarão presentes em muitas das telas, sendo suas cores favoritas.

Além disso, o quadro apresenta uma mistura de técnicas que marca muito o trabalho de Renoir. Temos aqui três momentos bem distintos, criados com três técnicas diferentes. O primeiro deles é o rosto polido das meninas, praticamente sem sombras, muito bem trabalhado e de forma bem arredondada.

Em seguida, percebe-se a tinta gorda esticada com um pincel chato que dá todo o volume e textura do cinturões dos vestidos.

O terceiro momento é a sensação causada pela textura do vestido, pelo qual ele deixa transparecer a estrutura do corpo das meninas.

Neste caso, ele aplica a técnica do pontilhismo - muito usada por seu amigo Alfred Sisley (1839-1899) - os tons são divididos em semitons e lançados na tela em pequeninos pontos visíveis de perto, mas que se fundem na visão do espectador ao serem vistos a distância.

Este quadro demonstra ainda toda a energia de vida que Renoir sempre quis retratar em suas obras .

***
Vejam o que inspirou as Meninas de Renoir ...
Versão pintada por Maurício de Souza em 1989, após ver pessoas tentando copiar o quadro original durante uma exposição no MASP. Após esta idéia, Maurício de Souza fez uma exposição e um livro chamado"História em Quadrões", com paródia da obra de diversos artistas utilizando seus personagens.

***
E agora as meninas de Renoir já crescidas

Damas em Giverny (óleo sobre tela - 47x59cm - 2005)

Quadro pintado por Washington Maguetas, imaginando como estariam estas duas irmãs de rosa e azul após alguns anos, visitando os jardins da casa de Monet na cidade de Giverny, na França .

( Veja post sobre a arte do Washington Maguetas AQUI )